domingo, 29 de junho de 2008

Qual o obejtivo desse observatório?

Na administração do prefeito Fernando Rodovalho (2003) foi construído, na Lagoa Olho D'Água, um observatório - no mínimo - curioso.
>
No meio de uma comunidade pobre, sem nehuma infra-estrutura, foi erguido o que os moradores do local chamam de "Mirante". A obra, que deve ter custado muito dinheiro aos cofres públicos e não tem nenhuma utilidade pública, está localizada na área sul da Lagoa Olho D'Água, no final das inacabadas avenidas que margeiam o Canal de Setúbal, há cerca de 20 metros da lagoa.

A estrutura foi erguida toda em ferro e aço, tem aproximadamente 40 metros de altura (equivalente a um edifício de 4 andares) e está começando a sofrer com a ação do tempo, tendo em vista que a prefeitura não faz nehum tipo de manutenção, segundo os moradores do local.

O curioso é: como a prefeitura é capaz de gastar dinheiro com uma obra desse porte numa área sem nenhuma infra-estrutura? Não seria mais viável investir em sanemanto e moradia para os moradores do local, que moram em palafitas na margem do canal e da lagoa? Qual o objetivo desse Observatório?



Comente o post clicando no link abaixo Comentários. Sua participação é muito importante para ajudar na luta pela preservação da Lagoa Olho D'Água.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Pesquisa Eleições 2008 em Jaboatão dos Guararapes - Resultado da enquete


Perguntamos aqui em nosso blog:


Qual o melhor prefeito para Jaboatão dos Guararapes e para a Lagoa Olho D'Água?


O resultado da nossa pesquisa eleitoral foi o seguinte:


55% acreditam que André Campos é o melhor candidato;

28% votariam em Paulo Rubem

8% ficariam com Elias Gomes

5% Pastor Colins

2% Adelson Veras

1% Joaquim Barreto

1% Newton Carneiro


O que todos nós esperamos agora é ouvir as propostas dos candidatos para a Lagoa do Náutico e que, seja quem for o novo prefeito, que a lagoa seja incluída no plano de governo e deixe de ser ignorada como sempre foi em toda a história de Jaboatão dos Guararapes. A única lagoa de formação de restinga do Nordeste em área urbana não pode ser extinta em virtude do descaso público!

domingo, 22 de junho de 2008

Lagoa do Náutico: Fraudes nas obras do PAC


Em março deste ano o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve em Permanbuco e anunciou várias obras no Estado. Dentre elas, estão as obras de revitalização e urbanização da Lagoa Olho D'Água (Lagoa do Náutico). De acordo com o que foi divulgado pelo governo, a Lagoa do Náutico seria contemplada com mais de 110 milhões de reais e as obras se iniciariam de Março desse ano. Três meses se passaram e não estamos vendo obra alguma em execução.


Entrei no site do Governo Federal referente ao PAC e verifiquei o estado de execução das obras (clique no link acima e baixe o PDF). De acordo com as informações coletadas, a primeira etapa da obra, que é referente ao SANEAMENTO INTEGRADO E URBANIZAÇÃO - PROTEÇÃO DO MANANCIAL DA LAGOA DO NÁUTICO, já foi contratada, no valor de 50 milhões de reias.

A segunda etapa - SANEAMENTO INTEGRADO E URBANIZAÇÃO NO BAIRRO LAGOA DO NAUTICO, no valor de R$: 59.395.000,00 ainda está em processo de contratação.

Fiquei bastante intrigado quando vi que a 1ª etapa já havia sido contratada no valor de 50 milhões de reais e até agora não vi obra alguma. Fiquei mais intrigado ainda quando li as notícias de que vários Estados estão desviando os recursos do PAC, através de fraudes em licitações das obras, que estão sendo superfaturadas.
Não tenho como afirmar que os recursos do PAC para a revitalização da Lagoa do Náutico estão sendo roubados. Contudo, o fato de não haver obras no local, três meses após a contratação das mesmas é, no mínimo, curioso.




FALTA TRANSPARÊNCIA NO PROJETO

A principal dificuladade do cidadão na hora de fiscalizar essas obras é a falta de transparência. Sabemos que a Lagoa do Náutico foi contemplada pelos recursos do PAC mas, infelizmente, não temos conhecimento do projeto, dos prazos , das licitações, de absolutamente nada. As informações disponíveis no portal do Governo Federal são superficiais, dificultando a atuação do cidadão na hora de fiscalizar e facilitando, consequentemente, as fraudes.

O Governo do Estado de Pernambuco também não disponibiliza nenhuma informação. Não sabemos (ao menos) quem é, de fato, o responsével pela gestão dos recursos do PAC. Essas dificuldade em obter informações só favorece aos corruptos, que se aproveitam para roubar o nosso dinheiro sem que possamos fazer, absolutamente, NADA.



O QUE ESTAMOS FAZENDO?

Se um cidadão um pouco mais instruído tem dificuldade em fiscalizar, imagine um cidadão com um baixo nível educacional? Estou tentado coletar informações e divulgá-las aqui, para que, juntos, possamos cobrar dos responsáveis. Já encaminhei e-mail ao Governo Federal solicitando mais informações e estou aguardando resposta. Assim que as tiver, vou disponibilizá-las aqui no blog. Se algum leitor souber de algo, favor não hesite em nos enviar e-mail lagoaolhodagua@gmail.com .

Enquanto as obras não chegam, os 200 mil moradores do local sofrem com a falta de infra-estrutura e a Lagoa do Náutico vai morrendo aos poucos. Espero que os recursos para a revitalização da Lagoa Olho D'Água não estejam sendo roubados, como já foram roubados mais de 700 milhões de outras obras do PAC. Transparência é o que todo cidadão deseja. Está na hora do Governo Federal disponibilizar mais informações sobre os projetos do PAC, caso contrário, os ladrões de carteirinha vão continuar se beneficiando do sistema.


Você pode participar clicando no link comentários logo abaixo

Animais da Lagoa Olho D'Água

Algumas espécies de animais que eu conseguir fotografar na Lagoa Olho D'Água.















quarta-feira, 18 de junho de 2008

Lagoa Olho D'Água: A incompetêcia da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes

Mas uma vez deixo aqui registradas as imagens do descaso da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes com a Avenida Jangadeiro, no bairro de Piedade. A avenida é o principal acesso aos cerca de 70 mil habitantes do Conjunto Habitacional Dom Hélder Câmara. Se as ruas já estava esburacadas e inacessíveis, quando chove a situação é ainda pior, pois o bairro inteiro se transforma, literalmente, num rio.

Inúmeras vezes já citei os problemas de alagamentos e de buracos nessa via pública. A situação está tão grave no local que hoje mais um motoqueiro sofreu um acidente e teve que ser socorrido pelo SAMU, após ter caído numa galeria que foi aberta pela prefeitura.

Semana passada a prefeitura, pela terceira vez consecutiva (após quase três meses ignorando o problema - é bom lembrar), colocou areia na avenida, tapou provisoriamente os buracos e foi embora sem asfaltar a rua nem desentupir de maneira eficiente as galerias. A chuva voltou, a areia foi arrastada pelas águas, entupiu mais uma vez as galerias e o caos se instaurou. A prefeitura também tentou abrir uma galeria (que não está acabada) para a agua escoar até um canal próximo. O problema é que esse canal desemboca na Lagoa Olho D'água (sem tratamento - é bom lebrar) e como a lagoa está assoreada e não suporta o enorme volume de água durante o inverno, a água do canal está sofrendo refluxo e não está conseguindo descer, agravando ainda mais a situação no local.

Isso só comprova a incopetência da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes que não executa obras de saneamento na cidade, ignora a Lagoa Olho D'Água e obriga os moradores a conviverem no meio de imundice!







Não deixe de comentar esse post clicando no link abaixo comentários. Sua participação é muito importante pra agente!

domingo, 15 de junho de 2008

Imagem panorâmica da Lagoa Olho D'Água

Hoje deixo vocês contemplando a imagem panorâmica da Lagoa Olho D'Água, ou Lagoa do Náutico, como preferirem. Nessa foto podemos ter uma idéia da grandiosidade da única lagoa de formação de restinga em área urbana do Brasil.

Abraço a todos.


quinta-feira, 12 de junho de 2008

Fique por dentro




Essa semana a Faculdade Maurício de Nassau está promovendo a Semana do Meio Ambiente. Desde segunda-feira, dia 09/06, estão havendo vários debates, palestras e seminários discutindo diversos temas relacionados ao Meio Ambiente. Na terça-feira os seminários foram sobre:

  • "Os 10 anos da lei da lei 9.605/98", que trata dos crimes ambientais, ministrada pelo promotor de justiça Geraldo Margela Correia;

  • "Gestão dos recursos hídricos de pernambuco", misnistrada pelo gestor da CPRH Veronilton Farias.

Estive lá e não poderia deixar de aproveitar a oportunidade para fazer perguntas aos convidados sobre a Lagoa Olho D'Água, que foram respondidas gentilmente. Gravei um vídeo com as resposta e estarei postando em breve. Aguardem!


Grande abraço a todos que estão visitando o blog e apoiando a nossa causa! Continuem participando e não esqueçam de comentar! Caso queiram entrar em contato, favor enviar e-mail para lagoaolhodagua@gmail.com .

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Os buracos de Jaboatão: Avenida Jangadeiro - parte 4

No dia 28 de Maio, o secretário de infra-estrutura de Jaboatão dos Guararapres, Leonardo Sales, em entrevista concedida à Rede Globo de televisão, prometeu medidas para resolver os problemas de alagamento no Conjunto Habitacional Dom Hélder Câmara, no bairro de Piedade. Na osasião, Sales afirmou que a prefeitura não dispõe de recursos para executar obras de grande porte (como a dragagem e revitalização da Lagoa Olho D'Água) que possam resolver o problema definitavemente no local. Mesmo assim prometeu que os buracos seriam tapados e que iria executar algumas obras de desobustrução de galerias para evitar os algamentos.
Como sempre muito blá blá blá... e ação diferente do discurso, pois hoje, exatamente 13 dias depois da promessa, os buracos continuam no mesmo lugar e cada vez mais fundos e perigosos, como mostram as imagens abaixo:









Essa parada de ônibus totalmente ficou ilhada. Os usuários do transporte coletivo ficaram sem ponto de embarque e desembarque.


O descaso é tanto que até um pedaço do asfalto já foi levado.

Os motoqueiros estão utilizando a calçada para não cairem nos buracos, arriscando a segurança dos pedestres.

Até os veículos de grande porte, como ônibus e caminhões enfrentam dificuldades para trafegar no local





As galerias pluviais estão totalmente entupidas de areia e lama. A areia foi colocada pela prefeitura há 2 dias para tentar tapar os buracos. Pasmem! A prefeitura jogou areia no local, piorou a situação e foi embora! As gelerias também ficaram abertas sem nenhma sinalização. Uma criança e uma idosa já se acidentaram no local, segundo os moradores.


Várias equipes de reportagem (de vários meios de comunicação) já fizeram matérias no local denunciando a situação. A prefeitura toda vez se pronuncia afirmando que vai resolver o problema mas não faz absolutamente NADA, como acabei de comprovar com essas fotos, que formam feitas 13 dias após a última promessa do secretário de infra-estrutura, Leonardo Sales.



Agora resta aos moradores exigirem providências através dos mecanismos legais como o Ministério Público, por exemplo. Para acionar o Ministério Público e fazer sua denúncia basta ligar para o número 0800 281 9455. A ligação é gratuita e você será muito bem atendido por uma equipe treinada para lhe ajudar.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Moradores de Piedade protestam contra buracos

Hoje pela manhã, os moradores da comunidade do Vietnã – em Piedade - fecharam a Avenida Bernardo Vieira de Mello em protesto aos buracos e as condições precárias de saneamento básico em várias ruas de Piedade e da comunidade do Vietnã.

O protesto começou por volta das nove horas da manhã, horário em que as pessoas estão indo ao trabalho. A Avenida Bernardo Vieira de Mello, principal corredor de acesso aos bairros de Piedade e Candeias ficou totalmente congestionada. Mesmo assim, muitos motoristas aprovaram o protesto, como é o caso da estudante universitária Fabiola Lins:
- Me senti de alma lavada vendo o protesto desses cidadãos. Finalmente a população resolveu se mobilizar contra o absurdo dos alagamentos e dos buracos em Jaboatão!"

Munidos de cartazes indicando o nome das ruas esburacadas e sem saneamento (que constam como asfaltadas na prefeitura – pasmem!) os moradores queimaram pneus no local e exigiram uma providência da prefeitura. O protesto só foi encerrado duas horas depois e o tráfego foi liberado no local.

A comunidade do Vietnã fica bem próxima ao bairro de Jardim Piedade e da Lagoa Olho D’Água. Os moradores do local vivem em situação subumana, sem nenhum tipo de saneamento básico ou infra-estrutura. A comunidade também fica bem próxima ao Canal de Setúbal, na parte nova que foi construída e hoje está abandonada, cercada de lixo, ratos, mosquitos e doenças. Os moradores do Vietnã vivem – literalmente – num cenário de guerra, de total descaso público!

O protesto dos moradores do Vietnã, que não têm um bom nível educacional (por falta de políticas educacionais públicas de qualidade – é claro), foi uma atitude louvável, digna de um cidadão que se sente lesado, abandonado pelo poder público! Espero que as pessoas mais instruídas de Piedade e Candeias sigam o mesmo e exemplo e vão às ruas protestar. Chega de pisar na lama! Chega de alagamento! Chega de ignorar que a única lagoa de formação de restinga do nordeste (em área urbana) não existe! Jaboatão dos Guararapes tem a segunda maior errecadação tributária do Estado de Pernambuco. É inadmissível a prefeitura ficar esperando recursos do Governo Federal para fazer o básico! Tapar os buracos, desentupir galerias pluviais e manter as vias de circulação em bom estado é dever do município!

sábado, 7 de junho de 2008

Os buracos da Avenida Jangadeiro: Parte 3


Como uma prefeitura é capaz de tratar 70 mil pessoas com tanto descaso? Por que tanta incompetência? Como é possível que a principal avenida de acesso ao Conjunto Dom Hélder Câmara em Piedade, a Avenida Jangadeiro, esteja praticamente intransitável e oferecendo graves riscos de acidente aos veículos e aos pedestres?

Eu havia falado aqui no blog, no início dessa semana, que algumas obras de pequeno porte estavam sendo executadas no local. Mesmo sem segurança, sem organização, sem sinalização, sem placa indicando o valor da obra e data de início e témino, sem nada... havia um sinal de uma obra que eu pensava que iria, no mínimo, amenizar o sofrimento dos moradores. Mas para a minha surpresa... no outro dia não tinha mais nada!

Sabem o que a prefeitura fez? Colocou areia na rua. Pasmem! Areia e barro! Sabem o que aconteceu depois? Choveu e a areia o o barro fizeram a rua se transformar num manguezal! Todas as galerias pluviais estão, no momento, entupidas de lama, o que piorou ainda mais a situação do local.

Na ultima chuva forte a avenida se transformou num rio e só secou (parcialmente) 3 dias depois. No dia ensolarado de hoje, foi impossível um pedestre passar na rua sem ter que pisar na água fétida de esgoto!

Como diz o nosso grande Boris Casoy : ISSO É UMA VERGONHA! E mais que uma vergonha isso é digno de denúncia ao Ministério Público Estadual! O que será que é feito com o dinheiro dos nossos impostos, heim?

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Resultado da enquete


Perguntamos aqui em nosso blog "Você acredita que a revitalização da Lagoa Olho D'Água sairá do papel em 2008?"


Vamos as respostas:


37% dos interneutas responderam que SIM

63% afirmara que NÃO acreditam que a revitalização acontecerá esse ano.


Infelizmente a população não acredita que o projeto anunciado pelo governador Eduardo Campos e pelo presidente Lula saia do papel esse ano. Em 26 de Março desse ano, o presidente Lula esteve em Recife e anunciou a liberação de de 110 milhões reais (oriundos do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento) para a revitalização da Lagoa Olho D'Água. A notícia foi amplamente divulgada nos principais jornais de Pernambuco e do Brasil, que disseram que as obras começariam ainda esse semestre. Mas até agora nada foi feito! A Lagoa olho D'Água continua poluída e assoreada!


Um absurdo a falta de transparência com essas obras de revitalização da Lagoa Olho D'Agua (ou Lagoa do Náutico - como preferir)! Ninguém sabe de nada, ninguém diz nada e continuamos sem saber para onde foram os 110 milhões de reias destinados a obras!


Para ler a notícia que publicamos sobre a revitalização clique aqui


Para ler a notícia sobre a visita do presidente Lula a pernambuco, onde ele anunciou a liberação de recursos para a revitalização da Lagoa Olho D'Água clique aqui


E não esqueça de comentar esse post clicando no link abaixo comentários!

Falta de educação






Educação deveria ser uma palavra básica na filosofia de vida de qualquer indivíduo. Mas infelizmente não é o que acontece em nosso país. As imagens acima foram feitas no Parque Lagoa Olho D’Água em Piedade, especificamente na Rua Alameda das Acácias, que já havia sido elogiada aqui em nosso blog pela atitude positiva dos moradores em preservar o local. A rua fica a menos de 100 metros da lagoa e o que encontrei por lá foi muito lixo.


Infelizmente ainda existem pessoas que têm esse tipo de atitude lastimável, jogando lixo na rua. É bom deixar claro que não são todos os moradores da rua que fazem esse tipo de coisa. Fico feliz em saber que existem pessoas comprometidas com a civilidade e com o bem-estar social e ambiental do local. Ao mesmo tempo fico triste ao saber que as pessoas que jogaram esse lixo, têm um discurso paradoxal. Afirmam ser a favor da preservação do meio ambiente e da lagoa e se contradizem quando praticam um ato inverso ao discurso proferido.


Então, só me resta parabenizar aos moradores comprometidos e deixar minha indignação e repúdio aos mal-educados!

domingo, 1 de junho de 2008

Fotos da Lagoa Olho D'Água

Atendendo aos pedidos, aqui estão algumas fotos da Lagoa Olho D'Água! Aproveitem para desfrutar, através das imagens, da beleza e grandiosidade da maior lagoa de formação de restinga em área urbana do Brasil!