quarta-feira, 28 de julho de 2010

Ruas alagadas atrapalha o estudo de crianças

No bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, a escola municipal José Rodovalho e uma unidade do movimento Pró-Criança estão isoladas pela água e lama

 Imagem feita pelo SINPROJA - Sindicato dos Servidores em Educação de Jaboatão dos Guararapes
.
No bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, a escola municipal José Rodovalho e uma unidade do movimento Pró-Criança estão isoladas pela água e lama. Professores e alunos não conseguem passar pelas ruas.

É um esforço diário para tentar minimizar o transtorno. Água e lama na porta de casa. O motorista Ozias Elias da Silva começa o dia com a enxada na mão, pois é o único jeito de escoar as poças que se formam na rua sol poente. “Quando chove muito, de manhã, passo por dentro da água. Tenho que aproveitar minha folga para tentar dar um jeito aqui”, contou.

Os carros, quase não conseguem passar, e é ainda pior para quem vai a pé. “Vem passando por dentro da comunidade. Às vezes não consegue, porque tem umas pedras para passar. Mas a gente continua”, disse a professora Gorete Pacheco.

São duas escolas, uma ao lado da outra. Só na unidade do movimento Pró-Criança estudam 600 crianças e adolescentes. Mas com o acesso desse jeito, nem todo dia eles podem assistir aula. “Isso prejudica muito nosso trabalho, porque às vezes não temos condições de entrar”, falou a assistente social Marisa Cruz.

Quando chove, os pais não deixam os filhos irem para a aula. “Quando está chovendo, nem vem pra aula, porque a água chega até a canela. Não tem condições”, contou o porteiro Edmílson Lacerda, pai de um dos alunos.

A prefeitura de Jaboatão prometeu que vai fazer a terraplenagem da rua Sol Poente, em setembro, quando passar o período de chuvas.


P.S. do blog: esse problema é antigo aqui na lagoa. Já dura mais de 10 anos e até hoje a prefeitura de Jaboatão nada fez. Fazem apenas terraplenagem, uma vez por ano (quando fazem). Descaso total. Essas ruas já deveriam ter sido pavimentadas e saneadas. É com descaso que esse governo de Jaboatão trata a educação e os moradores. Lamentável! 

2 comentários:

James Steinbrecher disse...

moro em candeias desde 1984, conto nos dedos de uma mão as ruas que foram calçadas desde então... deve ser o melhor emprego do mundo, politico em jaboatão: ganha salario, nao precisa trabalhar e o povo ainda reelege!

Iágrici Lima disse...

Queridos seguidores...
Acho que nós é que somos pessoas ruins, quando não conseguimos ver as boas ações desse governo. Nossa, tanta coisa boa tem sido realizada (só não conseguimos vê-las ainda). No entanto, as respostas contra a manifestação de professores e de conselhos e associações comunitárias, são sempre remetendo a que o Governo Elias encontrou um rombo e que nada pode ser feito em apenas um ano e meio....e assim vamos nessa conversa...
Nada se faz e nada muda...e continuamos assim...vendo Jaboatão nas garras oportunistas de um monte de contratados do Cabo.
E é pq não tem dinheiro...
Affff...chega cansa esse papo brabo!

Veja a notícia da Gazeta: http://www.gazetanossa.net.br/index.php?option=com_content&view=article&id=156:receita-mensal-de-jaboatao-e-de-46-milhoes-de-reais&catid=56:jaboatao&Itemid=59#addcomments