quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Buenos Aires da Lagoa Olho D'água

Imagens: Eduardo Cordeiro


Cícera Maria - Líder Comunitária

Quando Cícera Maria chegou para morar em Buenos Aires (Candeias - Jaboatão dos Guararapes) havia apenas 3 casas dentro de terrenos alagadiços, nas margens da Lagoa Olho D'água. De lá pra cá, já se passaram mais de 26 anos. A população cresceu drásticamente e o número de moradias se multiplicou em milhares. Ela não sabe dizer exatamente quantos são. Ninguém sabe. Todo esse tempo a enorme Buenos Aires da Lagoa Olho D'água viveu ignorada.

A Comunidade de Buenos Aires está localizada no bairro de Candeias, Jaboatão dos Guararapes, PE. Está por tráz do Conjunto Residencial Dom Hélder Câmara.

Sempre lutando por melhoras na comunidade que aprendeu a amar, Cícera Maria acabou se tornando líder comunitária. Sem auxílio de governos, essa incrível guerreira de 63 anos de idade, desenvolve um trabalho magnífico. As dificuldades são muitas, mas ela não desiste.

Com o pouco das doações que recebe, construiu a sede da associação de Buenos Aires, que abriga um núcleo de informática e creche. Com muito esforço conseguiu levar para a comunidade programas sociais como o Fome Zero, distribuição de leite para crianças subnutridas e Programa Brasil Alfabetizado. E não acaba por aqui. Cícera ainda dedica seu tempo auxiliando a justiça na ressocialização de menores infratores.


Associação de Moradores de Buenos Aires

Como a sede da associação é pequena e nem sempre dar para receber todo mundo, Cícera resolveu construir uma área de lazer na laje da sua residência. É na sua casa, junto com sua família, que ela tenta recuperar esses menores infratores. Mas que uma simples monitora, essa célebre mulher se tornou mãe para esses menores. "Esses meninos chegam aqui e percebo que muitos têm um coração bom. Não são criminosos. Eles têm recuperação. Tudo que precisam é de atenção. Muitos não têm isso nas suas famílias. É isso que tento fazer por eles. Minha alegria é vê-los recuperados" - afirma radiante.

Cícera Maria é o verdadeiro exemplo de cidadã que faz a diferença. Parabéns!

BUENOS AIRES, COMUNIDADE ABANDONADA

Andar por Buenos Aires não é nada fácil: buracos, esgoto a céu aberto, lixo, mato e pessoas. Pessoas que sofrem e reclamam da falta de infra-estrutura do lugar. A moradora Talita Cunha é uma delas. Sua casa fica bem perto a um terreno baldio, atualmente abarrotado de lixo e ratos. Segundo os moradores, o prefeito Elias Gomes prometeu construir uma creche no referido terreno enquanto fazia campanha eleitoral. "Elias prometeu construir uma creche aqui nesse terreno. Mas até agora não fez nada. Aqui não existe nenhuma área de lazer e a creche da associação já é pequena para a quantidade de crianças" - reclama Talita.

Os moradores reclamam que o prefeito Elias Gomes prometeu construir uma creche nesse terreno e não cumpriu.

Crianças não tem área de lazer

Os moradores reconhecem o esforço de Cícera na comunidade e reclamam que o Estado nada faz para auxiliá-la. "Cícera é mais que uma líder comunitária. É uma mãe aqui pra agente! Infelizmente o governo não ajuda ela em nada. A prefeitura nunca tem tempo para nos atender. Na eleição, o povo que estava fazendo campanha para Elias Gomes, disse que ele viria aqui na nossa rua. Mas ele nunca apareceu" - relata em tom de decepção Maria de Fátima, moradora da Rua Campina do Vento.

REVITALIZAÇÃO DA LAGOA OLHO D'ÁGUA: MORADORES DIVIDIDOS

Apesar de viverem num local sem a mínima infra-estrutura, a maior parte dos moradores não deseja sair do local. Eles concordam que lagoa precisa ser revitalizada, mas não aceitam sair para outro lugar. "Vivemos todo esse tempo aqui sem nada e agora que a lagoa vai ficar boa querem nos tirar. Vai ser uma separação enorme!" - desabafa Jacileide David.


Mas existem os que desejam sair. É o caso do do segurança Lindomar Gonçalves, de 40 anos. Cansado de viver nas margens da Lagoa Olho D'água, Lindomar não vê a hora de ser convocado para habitar um novo apartamento social do Estado. "Aqui é horrível! Quando chove alaga tudo. Tenho quatro filhos pequenos e eles precisam pisar na água suja para ir na escola. Já estiveram doentes diversas vezes por causa disso. Para pegar um ônibus temos que andar 20 minutos até o Conjunto Dom Hélder Câmara (em Piedade). Nem iluminação pública nós temos. Quando a noite cai temos que nos trancar em nossas casas, pois o local é muito perigoso" - relata Lindomar.

Outra Moradora que deseja sair é a dona de casa Djane Félis, de 41 anos. Morando numa pequena casa de tábua nas margens da lagoa, Djane também faz parte do time dos que desejam deixar o local. "Espero que esses apartamentos sejam logo construídos. Se deus quiser vão colocar agente num lugar melhor. Aqui só tem muriçocas e doenças moço" - reclamou.

Djane deseja sair da lagoa

OPORTUNISTAS VISAM INDENIZAÇÕES

Desde que a CEHAB (Companhia Estadual de Habitação) começou a cadastrar os moradores que serão retirados da faixa de proteção ambiental (100 metros da lagoa), muitos oportunistas começaram a aparecer. Em Buenos Aires não foi diferente.

Gente que tem casa e que nunca morou na região, se apressou em invadir um pedaço de terra e construir um barraco. Quando a CEHAB chega no local para fazer o cadastramento, essas pessoas fazem um verdadeiro teatro. Afirmam que moram no lugar há muitos anos, que vivem da pesca e muitas outras mentiras, com o intuito de receber a indenização.

Os moradores antigos denunciam que isso é muito freqüente e apresentam como solução que o cadastramento seja feito em parceria com as associações de moradores. Dessa forma é possível identificar quem realmente é morador antigo e quem são os oportunistas. Mas parece que o Estado não está querendo muito papo com as lideranças comunitárias...




Nenhum comentário: