domingo, 6 de abril de 2008

Começam as chuvas e os riscos de doenças para quem vive próximo a Lagoa Olho D'água


Quando começam as chuvas, os moradores que vivem nas proximidades da Lagoa Olho D'água, além de se preocuparem com os constantes alagamentos e a total falta de infra-estrutura, ainda precisam se preocupar com os riscos de contaminação por doenças causadas pela sujeira.




A filariose é uma dessas doenças silenciosas, que se não diagnosticada a tempo, pode causar seqüelas graves. É transmitida por picada de inseto e, com o passar do tempo - se não diagnosticada - leva ao inchaço dos membros superiores e inferiores, tornando-os semelhantes a perna de um elefante, causando muitas dores e dificuldade de mobilidade do doente. Atualmente a doença atinge mais de 120 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a OMS (Organização Mundial de saúde). A enorme quantidade de mosquitos assusta os moradores da área, que acusam a falta de limpeza dos canais e da lagoa, além da falta de infra-estrutura, de serem as principais causas da infestação. Os mosquitos ainda podem provocar outras doenças como a dengue, por exemplo.


Outra preocupação dos moradores é com relação ao grande número de caramujos nas épocas das chuvas. Os caramujos são os hospedeiros de uma outra doença que pode levar a morte se não diagnosticada a tempo - a esquitossomose. Para ler mais sobre a esquitossomose clique aqui .


A leptospirose (doença causada pela urina do rato) também atinge com frequência os moradores da lagoa. A falta de infra-estrutura é tão assustadora (não existe pavimentação, tratamento de esgoto etc) que os ratos circulam por todos os lugares. Quando chove tudo fica lagado e os moradores são obrigados a pisar na água contaminada por lixo, esgoto e possíveis focos de leptospirose.


Infelimente o poder público continua fingindo que esses problemas não existem e milhares de pessoas são contaminadas por doenças causadas pela omissão da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, que não tem uma gestão eficiente, que nada faz em benefício dessa população. Essses tipos de doenças são oriundas da imundice, da falta de infra-estrutura, da falta de mobilidade da população que não exige melhoras, da incopetência do Estado!

Nenhum comentário: